2015-02-19

Aprenda a ser Chefe: Pense antes de responder - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 19/02/2015, com a série "Aprenda a ser Chefe", com a reedição do comentário do teste do papel sulfite, para ensinar que respostas rápidas sem pensar direito podem ser muito enganadoras.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Aprenda a ser Chefe: Pense antes de responder

papel sulfite dobrado

Como todo chefe sabe, existem funcionários que dão respostas rápidas, sem pensar, sem nem pedir tempo para calcular ou para procurar dados. Respondem porque acham que têm que responder. E só depois vão descobrir que deram a resposta errada.

Um dia, um chefe se cansou de ouvir tantos chutes e juntou seus funcionários. E propôs um teste bem simples. O teste do papel sulfite, que funciona assim: pegue uma folha de papel sulfite, dobre ao meio, dobre ao meio de novo, e de novo e de novo. Tecnicamente, só será possível chegar na sétima dobra, e mesmo assim, com muito esforço.

Aí, o chefe disse para os funcionários: "Vamos supor que fosse possível continuar dobrando a folha ao meio e que vocês conseguissem chegar na vigésima dobra. Nesse momento, vocês teriam um retângulo bem pequenino. Mas qual seria a altura do papel dobrado?"

Como o chefe esperava, todos os funcionários imediatamente arriscaram um palpite. O mais exagerado sugeriu que a altura seria de mais de um palmo, e o resto riu. O chefe perguntou se alguém queria sair da sala para fazer os cálculos e depois retornar com a resposta, mas ninguém quis.

E então o chefe informou qual era o resultado. Uma folha de sulfite, dobrada vinte vezes seguidas ao meio, ficaria com uma altura de quase 90 metros. Evidentemente todo mundo disse: "Não é possível!" E o chefe disse que não só era possível, como era verdade.

O problema é que os funcionários tinham feito a mesma coisa que sempre faziam: responder sem pensar direito, acreditando que já sabiam a resposta. A partir daquele dia, quando alguém chutava, o chefe só perguntava: "Você fez o teste do papel sulfite?" E o funcionário, sem se sentir ofendido, ia procurar a resposta.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: