Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 23/02/2015, com a série "Aprenda a ser Chefe", com as quatro medidas para manter os funcionários comprometidos.
Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
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Aprenda a ser Chefe: Como manter os funcionários comprometidos com a empresa?
Praticamente todas as empresas enfatizam a necessidade de seus funcionários vestirem a camisa e darem o máximo de si para que os resultados sejam alcançados, tanto que quase todas as empresas que eu conheço já fizeram uma campanha interna com o título "Você faz a diferença".
Acontece que pesquisas feitas em todo o mundo mostram que um número relativamente baixo, entre 15% e 25% dos funcionários, dependendo do país, estão realmente concentrados nos objetivos da empresa. Não é que os funcionários desejem, conscientemente, que a empresa vá mal ou que ela dê prejuízo, muito pelo contrário. O que acontece na prática é que o trabalho se torna repetitivo e isso faz com que o entusiasmo do funcionário comece a diminuir na medida em que o tempo vai passando e nada de novo acontece.
Nas pesquisas, as empresas que tiveram o maior número de funcionários comprometidos foram aquelas que adotaram quatro medidas que você, como chefe, precisa conhecer. Vamos a elas:
Primeira: metas individuais de curto prazo, claras e desafiadoras.
Segunda: premiação generosa para aqueles que conseguirem atingir as metas.
Terceira: trabalho conjunto em projetos que envolvam outras áreas da empresa.
Quarta: participação em cursos e treinamentos, dentro e fora da empresa.
Ou, resumindo em quatro palavrinhas: desafio, reconhecimento, interação e desenvolvimento.
Muitas empresas fazem essas quatro coisas, mas só a partir de um determinado nível hierárquico, por exemplo, de gerente para cima. As empresas que têm um alto número de funcionários comprometidos fazem isso com todos eles, começando lá no rodapé do organograma.
Isso custa caro? Custa. E essa é a decisão que faz a diferença. As empresas com 25% de funcionários comprometidos são as que enxergam a despesa. As empresas com 75% de comprometidos são aquelas que enxergam o retorno do investimento.
Max Gehringer, para CBN.
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