2015-02-03

Aprenda a ser Chefe: Tenha coragem para correr riscos - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 03/02/2015, com a série "Aprenda a ser Chefe", sobre como é preciso ter coragem para correr riscos se quiser avançar na carreira.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Aprenda a ser Chefe: Tenha coragem para correr riscos

salto de carreira

Muita gente acorda de repente e percebe que vem fazendo a mesma coisa há anos: a mesma empresa, a mesma função, a mesma remuneração. O tempo passa mais rápido do que parece e é preciso fazer alguma coisa urgentemente, para que o futuro não se torne mera repetição do passado.

O ponto mais importante nesse caso é entender o que deveria ter sido feito e não foi. E o que faltou foi coragem para correr riscos.

A vida corporativa é uma sequência de saltos para frente e para cima. Às vezes, alguns desses saltos terminam em frustrações. Porém, se um salto pode ser ruim, a imobilidade é muito pior. Ou não, para quem busca segurança acima de tudo.

Mesmo quem ambiciona uma promoção e se dedica a consegui-la, pode ficar preso na armadilha de não querer arriscar demais, imaginando que ainda seria melhor ter um emprego do que ficar desempregado.

Lamento dizer, mas quem pensa assim não conseguirá dar um repentino salto de dez anos em sua carreira. Mas pode começar a mudar a situação com pequenos saltos, dentro da própria empresa, expressando claramente ao superior que deseja ter mais oportunidades, ou em outra empresa, se o superior não der atenção ao pedido.

Muita gente que chegou aos 30 anos fica pensando que passou do ponto de conseguir uma chefia, mas esquece que nem chegou ainda a um terço da vida profissional. Se essa for a sua situação atual, ou se vier a ser algum dia, e se você de fato deseja mudar as coisas, salte! Saia em busca de uma oportunidade em outra empresa, uma que não lhe dará um cargo de chefia imediato, mas que lhe acene com a possibilidade de poder lutar por ele.

O tempo se escoa rapidamente. E daqui a um par de anos, ainda será melhor você se arrepender por ter saltado, do que se lamentar por não ter tentado.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: