2015-12-30

Bolsa Família pode ser cortado? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 30/12/2015, sobre o Bolsa Família.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Bolsa Família pode ser cortado?

bolsa família

Uma ouvinte escreve: "Minha renda vem do programa Bolsa Família. É verdade que ele pode ser cortado?"

Pode, mas não será. O programa foi criado por lei em janeiro de 2004. Atualmente atende a 14 milhões de famílias, com cerca de 50 milhões de beneficiários, ou quase um em cada quatro brasileiros. O valor pago a cada família é baixo, mas o volume total de recursos é alto, e gera um furo no orçamento do governo em situações de crise econômica.

A lei de 2004 definiu quem podia receber e quanto receberia, mas não dizia qual seria o critério de reajuste. A cada ano, o governo decide qual será o novo valor.

Os beneficiários, como você, devem ter em mente que o programa não é um direito permanente. Do mesmo modo que foi criado por uma lei, pode ser extinto por outra lei. É claro que isso não vai acontecer de repente porque seria um suicídio político, mas há uma forma de ir reduzindo aos poucos o impacto do programa na economia, através de reajustes anuais inferiores à taxa de inflação.

Portanto quem está cadastrado deveria usar parte dos recursos como a própria lei original indica, na educação dos filhos.

Respondendo então à sua pergunta, eu lhe diria que o Bolsa Família foi criado para que seus beneficiários pudessem se preparar para não precisar mais dele depois de alguns anos, assim que pudessem educar seus filhos para que eles conseguissem empregos e ajudassem a família a sair da pobreza. O que posso lhe sugerir é tentar usar parte dos recursos dessa forma, enquanto o programa permite que isso seja feito.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: