2015-12-10

Vale a pena voltar a estudar depois dos 30? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 10/12/2015, com uma ouvinte que está em dúvida se volta a estudar aos 34 anos.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Vale a pena voltar a estudar depois dos 30?

voltar a estudar

Uma ouvinte escreve: "Tomei diversas decisões pelas quais não me arrependo: desistir da faculdade de direito no primeiro ano para me casar e parar de trabalhar para ter filhos e poder cuidar deles com tempo e carinho. Agora tenho 34 anos, uma vida financeira razoavelmente estável e muita vontade de retornar ao mercado de trabalho. O meu sonho seria estudar arquitetura, mas fico em dúvida se vale mesmo a pena voltar a estudar, considerando-se que terei quase 40 anos quando me formar. Parece-me meio tarde demais. O que você me recomendaria?"

Que você fizesse o curso sem a preocupação imediata de saber onde poderá trabalhar. A razão é simples. Se você não começar agora, a sensação de não estar aproveitando o momento só irá aumentar a cada ano que passar.

E aí, ao ver outras mulheres de sua idade desenvolvendo carreiras profissionais como empregadas ou autônomas, essa sensação poderá se transformar em frustração, já que seus filhos dependerão cada vez menos de sua presença constante e você se verá sem nada que lhe dê prazer para preencher o tempo útil disponível.

Por outro lado, hoje existem muitas mulheres que continuam a trabalhar mesmo já sendo avós. E o exemplo delas é muito positivo para os netos. Se você começar a faculdade agora, terá pela frente três décadas para cumprir com seus novos objetivos, quase o mesmo tempo que você viveu até hoje. Portanto, não é tarde demais, muito pelo contrário. É a hora certa.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: