2015-12-24

Existem empresas que não sentem a crise? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 24/12/2015, com um ouvinte que trabalha numa empresa que não está sendo muito afetada pela crise.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Existem empresas que não sentem a crise?

crise econômica

Um ouvinte escreve: "Tenho uma dúvida na contramão da maioria das perguntas que você vem respondendo. Trabalho em uma empresa que nunca mencionou a palavra 'crise', que não dispensou nenhum empregado e que continua operando como vinha fazendo quando as notícias sobre a economia brasileira eram todas positivas. Será que estou numa ilha da fantasia ou existem mais empresas como a minha, que não sentem os efeitos da depressão econômica?"

Sim, existem. Muito raramente, um ouvinte me escreve para dizer que não tem nenhum problema. Os que escrevem são os que passam por alguma situação anormal na carreira. Mas vamos ao caso da sua empresa.

Estatisticamente, há no Brasil uma pessoa desempregada para cada nove que estão trabalhando. Dessas nove, provavelmente uma tem algum problema que considera sério. As outras oito estão tocando a vida, sem o risco de que a empresa faça demissões em massa.

Alguns setores estão sendo mais afetados pela crise, principalmente aqueles que comercializam produtos ou serviços que exijam alto desembolso, por exemplo, automóveis, eletrodomésticos mais caros ou viagens ao exterior. Por outro lado, empresas que vendem produtos básicos e de baixo preço não estão sofrendo na mesma proporção.

Se você não lê notícias preocupantes sobre o setor em que a sua empresa atua, isso é sinal de que a crise é bem real no conjunto da economia, mas não é para todos individualmente.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin