2015-12-21

'Fiquei desempregado após dez anos' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 21/12/2015, com conselhos para quem ficou desempregado nesses tempos de crise.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Fiquei desempregado após dez anos'

desempregado

Um ouvinte escreve: "Que conselhos você daria para alguém que, em dez anos de carreira, nunca havia ficado desempregado, nunca imaginava que ficaria, mas que ficou e não está conseguindo se recolocar?"

Vamos lá. Levando em conta que não existem momentos bons para perder o emprego, mas o momento presente é particularmente ruim, porque os empregos ficaram bem escassos devido à situação de incerteza e de desconfiança das empresas em relação aos próximos doze meses.

O meu primeiro conselho seria o de você não deixar de fazer o que é recomendado para quem perde um emprego, isto é, contatar todas as pessoas que possam oferecer alguma ajuda, mesmo aquelas que saíram do seu radar há muitos anos.

O segundo conselho seria o de você fazer algum curso de curta duração que lhe permita tanto aproveitar o tempo quanto conhecer novas pessoas.

E o terceiro seria você repensar a sua carreira e considerar opções como, por exemplo, um negócio próprio. Mesmo que essa não seja a direção que você pretenda seguir, avaliar os prós e os contras dela lhe será útil, porque ela poderá acabar se tornando necessária, caso um novo emprego não surja nos próximos meses. Leia sobre esse tema do negócio próprio, informe-se junto ao Sebrae e ao Senac sobre cursos disponíveis para futuros empreendedores.

Muitas vezes, uma situação ruim, como a que você está enfrentando, pode ser um incentivo para uma guinada que irá mudar, para melhor, a sua vida profissional.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin