Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 18/07/2016, com uma ouvinte que trabalha numa grande empresa que contratou uma consultoria externa.
Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
/==========================================================================
'Devo me preocupar com a contratação de uma consultoria externa na empresa?'
Uma ouvinte escreve: "Trabalho em uma empresa de grande porte que contratou uma consultoria externa. De repente um bando de gente estranha chegou e começou a nos fazer perguntas sobre o que fazemos e como fazemos. O nosso superior nos disse que o objetivo da consultoria é apenas o de validar nossos procedimentos e processos, para que a empresa se fortaleça ainda mais. Só que ele falou isso como se estivesse lendo um livro, e não emitindo uma opinião própria. Minha dúvida é: devo me preocupar?"
Sim, você deve. Eu nunca conheci uma consultoria que passasse por uma empresa e emitisse um relatório dizendo: "Está tudo ótimo, parabéns, continuem assim e aqui está a conta."
Ao contratar uma consultoria, uma empresa já sabe que tudo não está ótimo. E consultorias se pagam com reduções de gastos, o que inevitavelmente implica em demissões.
Porém tem também o outro lado. Há funcionários que colaboram com os consultores, prestando todas as informações e mostrando-se dispostos a cooperar. E há outros que ignoram os consultores, fazem piada sobre eles e demonstram evidente má vontade. Se houver demissões, esse segundo grupo estará muito mais a perigo do que o primeiro.
Minha sugestão: seja prestativa e não transforme a sua preocupação em raiva ou descaso. Eu já vi muita gente ser promovida depois de uma consultoria. E espero que você também possa vir a ser.
Max Gehringer, para CBN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário