2016-07-27

'Sobrevivi aos cortes na empresa, mas acumulei duas outras funções' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 27/07/2016, com um ouvinte que acumulou o trabalho de dois outros funcionários que foram cortados da empresa.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Sobrevivi aos cortes na empresa, mas acumulei duas outras funções'

corte de empregados

Um ouvinte escreve: "Minha empresa passou por um processo de enxugamento. Eu sobrevivi aos cortes, mas acabei acumulando duas outras funções além da minha. Isso aconteceu faz seis meses e ninguém falou comigo sobre a possibilidade de eu receber um reajuste. Devo permanecer calado ou abrir o jogo com meu superior?"

Vamos lá. Do ponto de vista legal, um empregado é contratado para desempenhar um determinado tipo de trabalho, administrativo, técnico ou braçal. No contrato não existe uma especificação detalhada das tarefas. São apenas mencionados o nome da função e a jornada diária de trabalho, segundo o que determina a lei.

Se você foi contratado para um trabalho administrativo e o está executando dentro das oito horas diárias previstas, não existe nenhuma obrigatoriedade legal da empresa em lhe conceder um reajuste.

Agora, do ponto de vista moral, você tem razão. Pode até ser que houvesse alguma folga no trabalho de três pessoas, mas a sua disposição em arcar com todas as tarefas mereceria algum tipo de incentivo, por mínimo que fosse.

Eu lhe sugiro abordar essa situação com o seu superior sem mencionar que você não está conseguindo dar conta do trabalho. Pelo contrário, enfatize a sua disposição em colaborar e pergunte se ela resultará em algum incentivo. O seu superior certamente irá ouvi-lo. Até porque se dois foram dispensados e você não, é porque você tem méritos para ter ficado.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin