2016-07-01

'Minha filha tem mestrado e intercâmbios, mas nunca teve emprego fixo' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 30/06/2016, com uma ouvinte cuja filha tem uma vasta experiência acadêmica e nenhuma profissional, e por isso está com dificuldade em encontrar um emprego.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Minha filha tem mestrado e intercâmbios, mas nunca teve emprego fixo'

mulher estudiosa

Uma mãe ouvinte escreve: "Minha filha tem duas graduações, uma pós, um mestrado e dois intercâmbios. Sempre fiquei muito orgulhosa pelos progressos dela nos estudos e sempre a apoiei. Porém, agora, ela está chegando aos 30 anos sem nenhum registro em carteira. Como nunca teve um emprego fixo, quando ela se candidata a uma vaga, dificilmente é chamada. Nas poucas vezes em que é, não passa da primeira fase do processo. Pergunto: o que há de errado com as empresas?"

Bom, ao que eu saiba, muita coisa. Mas nenhuma que se aplique ao caso da sua filha. Empresas contratam profissionais adequados a uma vaga oferecida. Quando se trata do primeiro emprego, como é o caso da sua filha, o salário é baixo e as exigências acadêmicas não são muitas, apenas uma graduação já seria suficiente.

De modo geral, empresas relutam em admitir profissionais com muita bagagem acadêmica e sem nenhuma experiência prática, porque usualmente eles não irão se sentir bem, fazendo durante um ou dois anos, um tipo de trabalho que pode ser executado por alguém com muito menos estudo.

O que posso sugerir à sua filha é tentar um concurso público, que elimina a fase da entrevista e seleciona os que se dão melhor em testes escritos. Com o conhecimento que adquiriu, sua filha poderá se sair muito bem. Mas sugiro que ela já comece fazendo um teste, em vez de dedicar mais alguns anos a se preparar para concursos.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin