2016-07-11

'É errado considerar lista de devedores no processo seletivo?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 11/07/2016, com uma ouvinte que trabalha numa multinacional que pesquisa se um candidato a emprego está em listas de devedores.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'É errado considerar lista de devedores no processo seletivo?'

nome no spc

Uma ouvinte escreve: "Ouvi você dizer algumas vezes que, em processos de seleção, as empresas não levam em consideração a inclusão do nome dos candidatos em listas de devedores. Pois bem, eu trabalho em uma empresa multinacional e ela leva. Isso é errado?"

Bom, é pior do que errado, é ilegal. A legislação não permite que um candidato a emprego seja eliminado do processo de seleção em razão da sua situação financeira. Pelo texto da lei, isso é tão grave como recusar um emprego por cor, raça ou orientação sexual.

Se um candidato a emprego puder comprovar que foi riscado do processo apenas por constar numa lista de devedores, a sua empresa terá problemas com a lei, algo que nenhuma empresa deseja, e multinacionais menos ainda, porque elas imediatamente viram notícia e caem nas redes sociais.

Eu espero que as pessoas aí da sua empresa que são responsáveis por essa prática ouçam esse comentário. Não apenas para o bem dos candidatos em má situação financeira passageira, mas também pelo bem da carreira delas próprias.

Multinacionais costumam ser extremamente cuidadosas em relação a legislação dos países em que atuam. E alguém, aí da sua empresa, pode vir a perder o emprego se estiver desobedecendo as leis brasileiras sem o conhecimento da matriz.

Você pode ajudar, dando um jeito de fazer com que este aviso chegue ao conhecimento dos responsáveis.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: