2016-07-01

'Perdi meu emprego para proteger um colega gatuno' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 28/06/2016, com um ouvinte que não denunciou um colega ladrão e foi demitido junto com todo o seu setor por causa disso.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Perdi meu emprego para proteger um colega gatuno'

trabalhador gatuno

Escreve um ouvinte: "Passei por uma situação muito constrangedora no meu trabalho. Um equipamento, de certo valor, desapareceu. E o gerente disse que demitiria todos nós se o culpado não se acusasse. Nós não acreditamos nele porque somos cinco funcionários no setor e duvidamos que ele tomasse essa medida maluca.

Tentamos argumentar que a peça poderia ter sido levada por alguém de outra área, mas a verdade é que sabíamos quem tinha sido e era mesmo um dos nossos colegas. O culpado não se acusou e o gerente cumpriu a ameaça: fomos todos demitidos. Perdi meu emprego para proteger um colega gatuno, mas ao mesmo tempo, eu não me sentiria bem se fosse o primeiro a apontar o dedo. E agora, o que posso dizer em entrevistas?"


Bom, se você contar essa história, certamente não conseguirá um emprego. Porque na cabeça de um entrevistador, você é um dos presumíveis culpados pelo furto. Seria melhor você afirmar que houve uma redução de quadro, algo bastante comum no mercado nestes tempos ruins.

Mas em seu lugar eu tentaria conseguir o emprego anterior de volta, ligando para o gerente, dizendo que ele estava certo e que você não deveria ter acobertado um colega que não merecia essa deferência. Se você era um bom funcionário, há chances de o gerente querer o seu retorno.

Quanto a você ter se calado, tudo bem, ninguém gosta de ser dedo-duro. Mas no futuro considere que há ocasiões melhores para você se manter de boca fechada.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin