2016-07-20

'Como dizer no LinkedIn que busco uma oportunidade?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 20/07/2016, com uma boa maneira de iniciar contatos profissionais proveitosos através de redes sociais como o LinkedIn.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Como dizer no LinkedIn que busco uma oportunidade?'

redes sociais profissionais linkedin

Um ouvinte escreve: "Estou desempregado há 2 meses. Como tenho um perfil no LinkedIn, decidi expandir meus contatos enviando convites para profissionais de agências de recrutamento e gestores de recursos humanos de empresas, cujos endereços consegui pesquisando na internet. Vários aceitaram o meu convite e estou em dúvida sobre a melhor maneira de dizer a eles que estou em busca de uma oportunidade."

Vamos lá. Redes de contatos profissionais existem para isso mesmo: estabelecer relações de trabalho. Portanto ninguém ficaria ofendido se você escrevesse.

O que posso lhe sugerir é começar com um teste para saber quantos dos profissionais que aceitaram o seu convite participam efetivamente da rede, e quantos estão nela só para não ficar fora de moda.

Mande então uma mensagem agradecendo a adesão ao seu perfil. No caso dos gestores, faça alguma referência elogiosa à empresa deles, usando dados e fatos que você encontra na internet. E no caso das agências de recrutamento, solicite se a pessoa poderia lhe mandar um modelo eficaz de um currículo.

Note que nessas mensagens iniciais você não estará fazendo nenhuma referência a sua situação atual.

Aos que lhe responderem, envie uma segunda mensagem depois de 15 dias, perguntando se, por acaso, existiria a possibilidade de recebê-lo para uma entrevista, mesmo sem compromisso.

Essa é uma boa maneira de começar contatos proveitosos sem parecer ansioso demais.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin