2016-07-14

'Devo ficar feliz por meu salário ter aumentado 60% em cinco anos?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 14/07/2016, sobre a evolução do salário na carreira nos últimos cinco anos.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Devo ficar feliz por meu salário ter aumentado 60% em cinco anos?'

aumento de salário

Uma ouvinte escreve: "Comecei a trabalhar faz cinco anos. Durante esse período, recebi uma promoção e meu salário atual é 60% maior do que quando fui contratada há cinco anos. Pergunto se isso significa que devo ficar contente com o progresso da minha carreira?"

Sim, deve, mas não muito. Nesses cinco anos a inflação acumulada foi de 40%, o que significa que o seu salário lhe proporcionou uma folga de 20% em relação ao aumento dos preços dos itens básicos.

Porém, nesse mesmo período, o salário mínimo teve um reajuste acumulado acima de 60%. Se você tivesse sido admitida há cinco anos ganhando o salário mínimo, os reajustes obrigatórios teriam lhe dado um percentual maior do que aquele que você obteve, mesmo sem nenhuma promoção.

O que aconteceu foi o seguinte. O peso dos salários é bastante alto para qualquer empresa, menos em função do que o empregado recebe e mais em razão dos encargos que incidem sobre a folha de pagamento. Para poder compensar os aumentos do salário mínimo, as empresas começaram a pagar menos para os novos contratados, cujos salários não estavam atrelados ao mínimo obrigatório.

É provável que hoje você esteja ganhando acima do valor médio atual de sua função no mercado de trabalho. Mas em termos de evolução de carreira, eu lhe diria que 60% dão ânimo, 80% dão contentamento e mais de 100% dão esperanças de um bom progresso nos próximos cinco anos.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin