2016-08-03

'Meu curso tem matérias que nada tem a ver com minha função' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 03/08/2016, sobre as matérias que são dadas em cursos superiores.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Meu curso tem matérias que nada tem a ver com minha função'

curso superior

Um ouvinte escreve: "Estou fazendo um curso tecnológico de gestão. O problema é que a grade do curso tem uma série de matérias que nada têm a ver com a essência da função para a qual pretendo me formar. Isso não é uma perda de tempo? Não seria melhor se o curso se concentrasse somente naquilo que vou usar na prática?"

Vamos lá. Qualquer curso superior sempre dá mais ênfase ao foco principal, mas adiciona matérias cujo conhecimento poderá ser útil, em reuniões internas, na colaboração com outras áreas em projetos ou para ampliar o seu conhecimento geral sobre a rotina das empresas.

Ao lhe proporcionar uma visão mais abrangente dos negócios, o curso estará lhe preparando para um futuro profissional que vai muito além da função que você pretende conseguir em curtíssimo prazo.

É verdade que há cursos superiores que são totalmente focados, como você gostaria que o seu fosse. Por exemplo, a grade de matérias para Odontologia não oferece noções de administração, marketing ou negociação. Em minha opinião, deveria oferecer, porque um dentista que se dispõe a abrir uma clínica precisará desses conhecimentos. E terá que adquiri-los fazendo cursos específicos.

Eu lhe sugiro considerar o seu curso de gestão como um ponto de partida e não como uma linha de chegada. Muita coisa que neste momento você enxerga como inútil poderá, algum dia, lhe abrir novas perspectivas profissionais.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: