2016-08-17

'Me ofereceram uma vaga inferior, mas com salário mais alto' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 17/08/2016, com uma ouvinte que recebeu um convite para mudar de emprego para uma vaga inferior, mas com um salário mais alto.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Me ofereceram uma vaga inferior, mas com salário mais alto'

aumento de salário

Uma ouvinte escreve: "Em um processo de seleção me foi oferecida uma vaga que é inferior à que eu tenho na empresa em que estou, mas com um salário mais alto. O que devo considerar para decidir?"

Se as duas empresas forem equivalentes em tamanho, é possível que a sua empresa atual esteja pagando pouco. Nesse caso, você deve apenas avaliar se a nova empresa poderá lhe oferecer oportunidades em médio prazo, no mínimo, iguais as que você teria na sua empresa atual.

Agora, se a nova empresa for bem maior do que a sua empresa atual, a explicação para a diferença está na quantidade de degraus do organograma de cada uma. A atual pode ter, digamos, sete degraus entre o empregado menos qualificado e o presidente, enquanto a nova teria doze. Portanto, uma função que parece estar abaixo na nova empresa pode estar na realidade acima, e portanto é melhor remunerada.

E a terceira possibilidade é a de você estar em uma empresa grande e a nova empresa ser menor. Nesse caso, ela estaria lhe pagando pelo conhecimento técnico que você pode agregar ou pelos clientes que poderá trazer. Se for isso, você deve pedir um contrato de no mínimo 2 anos para garantir que você continuará na empresa após transmitir o que sabe.

Em resumo, as três situações são aceitáveis, desde que você se previna no caso da terceira.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: