2016-08-04

'Posso mencionar na entrevista que me sinto estagnado na função atual?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 04/08/2016, sobre se pode ser mencionado na entrevista de emprego que o entrevistado se sente estagnado na empresa atual.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Posso mencionar na entrevista que me sinto estagnado na função atual?'

entrevista de emprego

Um ouvinte escreve: "Sinto que fiquei parado aqui na empresa e não vejo nenhuma possibilidade de progredir. Estou começando a buscar novas oportunidades e tenho uma dúvida: ao ser entrevistado, posso mencionar que me sinto estagnado na minha função atual?"

Não. Em entrevistas não é conveniente dar uma resposta que só irá gerar um par de perguntas. De preferência, uma resposta deve ser definitiva.

Por exemplo, se lhe for perguntado "Por que você deseja mudar?", uma resposta adequada seria "Estou bem no meu emprego atual, mas sei que terei muito mais oportunidades aqui nesta empresa." E se possível, já citar porquê: ou porque essa empresa é de maior porte ou está num ramo de atividade que lhe agrada mais ou você conhece alguém que trabalha nela e fala maravilhas dela.

Se responder que quer mudar porque se sente estagnado, você ouvirá uma pergunta como essa: "Você considera que essa estagnação é resultante da política da sua empresa atual ou teria algo a ver com o seu desempenho?"

Note que essa é uma armadilha, porque certamente você colocará a culpa na empresa atual e aí terá que fazer críticas a ela, desviando o foco que o entrevistado deve sempre procurar manter, que é o de mostrar o que ele tem de bom a oferecer à empresa que o está entrevistando, e não o de tentar mostrar que a empresa em que ele ainda está é incompetente para administrar pessoas e aspirações.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin