2016-08-11

'Recebi um convite para me transferir a outro país' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 11/08/2016, com uma ouvinte que foi convidada a trabalhar fora do país.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Recebi um convite para me transferir a outro país'

carreira internacional

Uma ouvinte escreve: "Trabalho em uma empresa multinacional e recebi um convite para me transferir para outro país em que a empresa atua. É uma operação pequena na América do Sul, bem menor do que a brasileira, mas meus superiores me garantem que a transferência ajudaria a impulsionar a minha carreira. Estou em dúvida. O que devo considerar para decidir?"

Bom, primeiro, a parte boa. O que seus superiores dizem é verdade. Uma experiência em outro país sempre conta pontos no desenvolvimento da carreira. Além disso, para efeito do mercado de trabalho, isso vai valer mais no seu currículo do que um MBA.

Os cuidados a tomar são dois. Primeiro: a empresa garante a sua volta ao Brasil ou depois de algum tempo existe a possibilidade de você ser transferida para outra operação fora do Brasil, em um país incerto e não sabido?

Segundo cuidado: se o retorno ao Brasil for garantido, qual será o prazo para ele? Um ano, dois anos?

Esse acordo precisa constar em um contrato, para que você não corra o risco de ter que perguntar quando tiver bem menos poder de barganha.

Bom, e se a empresa lhe disser que não há previsão de retorno e nem garantia de que seu próximo posto será no Brasil? Aí, tudo depende de sua coragem para encarar riscos. A maioria aceitaria a proposta, porque ela conduz a uma carreira internacional. Mas só você pode avaliar se esse seria mesmo o seu interesse.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: