2016-08-24

'Curso à distância tem peso menor que o presencial?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 24/08/2016, sobre cursos na modalidade ensino a distância.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Curso à distância tem peso menor que o presencial?'

ensino a distância

Uma ouvinte escreve: "Estou fazendo um curso superior pela modalidade de ensino a distância. Ouço comentários de que ele não tem no mercado o mesmo peso de um curso presencial. É isso mesmo?"

Sim, é. Mas cada vez menos.

Sempre que surge uma novidade, muita gente se coloca contra ela e isso ocorreu quando os primeiros cursos online apareceram. Atualmente os gestores mais tradicionais mantém as críticas, mas a resistência geral vem diminuindo.

Há, de fato, algumas vantagens nos cursos presenciais, como convivência, colaboração, competição, trabalho em equipe e a formação de uma rede pessoal de contatos que poderão ser úteis para conseguir um futuro emprego.

Por outro lado, o aluno de um curso a distância tem as vantagens da conveniência e do custo, mas precisa ter uma elevada dose de autodisciplina, porque estará competindo somente consigo mesmo.

Já a sua preocupação com a avaliação do mercado de trabalho não é um fator crucial, uma vez que o certificado de conclusão não especifica qual foi a modalidade cursada. Se você se matricular em uma instituição que somente oferece cursos a distância, uma empresa saberá disso. Mas caso se matricule em uma que ofereça ambas as modalidades, ninguém saberá qual delas foi a sua.

A recomendação é escolher uma instituição legalizada no Ministério da Educação e com bom nome no mercado de ensino. Mas o que, de fato, irá ajudar a continuar reduzindo a oposição aos cursos a distância será a competência profissional que seus formandos irão demonstrar.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin