2016-08-02

'Posso questionar ao chefe a diferença salarial com um colega?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 02/08/2016, com um ouvinte que ganha menos do que o colega que faz quase a mesma coisa que ele.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Posso questionar ao chefe a diferença salarial com um colega?'

falando com o chefe

Um ouvinte escreve: "Tenho um colega de trabalho que ganha mais do que eu e não consigo entender o motivo. Não é tempo de casa, nem formação acadêmica e nem a natureza das nossas tarefas, que não são iguais, mas são parecidas. Será que o meu chefe se sentiria ofendido se eu perguntasse a ele qual é a razão da diferença?"

Bom, não creio que ele irá se ofender se você souber formular a pergunta de modo a não dar a impressão de que você se sente perseguido.

Um motivo bastante comum em casos de diferenças salariais é o potencial que um funcionário demonstra ter. Mesmo executando uma determinada tarefa com a mesma competência de um colega, ele pode estar se sobressaindo em aspectos como colaboração, liderança ou empatia. Ao pagar a ele um pouco mais, a empresa mostra que está prestando atenção nessas qualidades.

Ou talvez o seu colega ganhe mais do que você porque ele é protegido de alguém, o que não é algo anormal, mas não é comum em boas empresas.

Portanto, se você perguntar a seu chefe "Por que fulano ganha mais do que eu?", talvez ele até se ofenda. Mas se você perguntar "O que me falta mostrar para ganhar mais?", provavelmente ele lhe dará uma explicação civilizada e profissional.

Caso ele se irrite mesmo assim, por você ter perguntado, isso significa que você não está em uma boa empresa. Porque ela não está lhe pagando o que você merece e não quer lhe explicar por quê.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: