2016-08-30

'O que posso negociar quando minha empresa muda de cidade?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 30/08/2016, sobre os benefícios que uma empresa pode oferecer quando há uma transferência de cidade do empregado.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'O que posso negociar quando minha empresa muda de cidade?'

mudança de cidade

Um ouvinte escreve: "A empresa em que atuo está se mudando para outra cidade. Vários empregados estão sendo convidados a se transferir para lá, mas o pacote oferecido não me pareceu satisfatório. Pergunto se tais condições são negociáveis e o que eu posso solicitar?"

Quando uma transferência de cidade é temporária, a empresa deve pagar um adicional de 25% pelo tempo em que a transferência durar. Não parece ser o seu caso, já que a sua mudança será permanente.

O que boas empresas costumam oferecer em casos assim é uma ajuda imediata de custo, que varia entre dois e quatro salários, o pagamento total da mudança e o pagamento de metade do aluguel por um período de até dois anos.

Usualmente não há aumento salarial, mas isso também pode ser negociado, principalmente se o transferido for um técnico especializado que seja difícil de encontrar no novo local.

Outra providência elementar é visitar a cidade com o custo de permanência de três dias bancado pela empresa, para avaliar as condições de segurança e de comodidade, e para conhecer possíveis escolas para os filhos, se for o caso.

Se você for solteiro, a adaptação será mais fácil. E geralmente compensa, em termos de carreira.

Se for casado, o aval de sua esposa será decisivo. Mudanças não costumam dar certo quando quem é transferido ignora ou minimiza a opinião de quem irá acompanhá-lo.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: