2016-08-19

'Meus gestores insistem em negar que a empresa está mal das pernas' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 19/08/2016, com uma ouvinte que trabalha em uma empresa cujos gestores dizem estar tudo sob controle, mas ela acha que a empresa não está tão bem assim.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Meus gestores insistem em negar que a empresa está mal das pernas'

boatos no trabalho

Uma ouvinte escreve: "Parece-me que a empresa em que trabalho não vai lá muito bem das pernas, mas nossos gestores insistem num discurso de que tudo está sob controle e vai melhorar. E o pior é que a maioria de meus colegas acredita. Não seria melhor falar a verdade?"

Sim, sempre é melhor falar a verdade. Porém isso depende de qual é a verdade. A não ser que você tenha dados concretos de que sua empresa vai muito mal e corre o risco iminente de desabar, pode ser que ela esteja apenas passando por uma fase momentânea de depressão, como muitas empresas estão. O faturamento cai, ajustes precisam ser feitos e alguns funcionários são eventualmente dispensados, mas nada disso significa que a empresa possa estar a beira do precipício.

Agora, quanto ao discurso dos gestores, você certamente sabe que em medicina existe algo chamado placebo, um remédio inócuo que não possui qualquer componente que produza efeito fisiológico. Entretanto, ao ingerir o placebo, a pessoa se sente melhor, por pura ação psicológica.

Empresas usam comunicações otimistas como um placebo, para evitar que o ambiente de trabalho seja contaminado por rumores negativos. Como é isso que a maioria dos empregados deseja ouvir, o efeito aparece, a produtividade é mantida e os boatos são inibidos.

O placebo não deixa de ser uma ilusão que faz bem, mas tem o seu lado bom. Ele neutraliza a ação de verdades ruins que talvez não sejam tão verdadeiras.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: