2017-11-29

Cuidado ao publicar informações sobre o trabalho nas redes sociais - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 29/11/2017, com um alerta sobre publicar em redes sociais, informações sobre o trabalho.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Cuidado ao publicar informações sobre o trabalho nas redes sociais

redes sociais

Um ouvinte escreve: "A título de reconhecimento, recebi um prêmio em dinheiro na empresa em que trabalho. Meus superiores me pediram sigilo internamente sobre o tema e concordo que o valor não deva ser divulgado. Mas eu gostaria de incluir a notícia na rede social de profissionais da qual participo e também em meu currículo. Como devo fazer isso?"

No caso da rede, você não deve. O sigilo lhe foi solicitado porque a divulgação do fato, dentro da empresa, certamente provocaria algum ciúme e eventuais pedidos de explicações de alguns colegas seus aos superiores, do tipo: "Por que ele e não eu?"

Ao compartilhar o fato em rede, você estaria fazendo o que se comprometeu a não fazer, porque o post certamente chegaria ao conhecimento de seus colegas e do seu superior.

Já no caso do currículo, que é um documento mais confidencial, você pode agregar, no campo da descrição de suas funções, uma frase mais ou menos assim: "Fui premiado este ano com o equivalente a X salários, pela excelência na qualidade do meu trabalho e poderei explicar os detalhes em uma entrevista pessoal."

Isso será suficiente, para a pessoa que for avaliar o seu currículo, entender que você é um profissional diferenciado, por ter recebido um valor adicional quando a maioria das empresas está cortando custos, reduzindo quadros e adiando investimentos.

Rede social é diferente. Postar algo numa delas é a mesma coisa que contar para o colega do lado.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: