2017-11-23

Habilidade para estabelecer boas relações é um diferencial no mercado de trabalho - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 23/11/2017, sobre como o marketing pessoal e o networking são igualmente importantes para a carreira, junto com o estudo e a experiência.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Habilidade para estabelecer boas relações é um diferencial no mercado de trabalho

networking relações de trabalho

Uma ouvinte pergunta: "O que vale mais, o estudo ou a experiência?"

Pensando na carreira, os dois. E eu acrescentaria um terceiro: a habilidade para estabelecer boas relações, uma mistura de networking e marketing pessoal.

Uma pessoa que só tenha estudo pode perder uma vaga para um concorrente que já tenha experiência. Já alguém com muita experiência, mas com pouco estudo, pode se firmar em uma função, mas teria menos oportunidades em médio prazo no caso de promoções.

Mas eu gostaria de enfatizar a importância do marketing pessoal e do networking, porque são duas coisas vitais, que não se aprendem em nenhum curso.

O marketing pessoal é a habilidade que um profissional, mesmo que seja um com pouco estudo e pouca experiência, utiliza para se tornar conhecido, confiável e apreciado.

Em minha carreira, eu vi dezenas de casos em que alguém assim conseguiu uma promoção, superando quem tinha mais estudo e mais experiência. Isso é o que funciona dentro de uma empresa.

Já fora dela, quem consegue criar uma sólida lista de relacionamentos com profissionais de outras empresas, sempre tem uma chance muito maior de conseguir um emprego, ou de mudar para um emprego melhor.

Posso lhe assegurar que alguém com boa formação, boa experiência e habilidade pessoal para se relacionar, dificilmente ficará desempregado. E terá maiores possibilidades de chegar a um cargo gerencial.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: