2017-11-03

O que acontece quando empresas com salários diferentes se fundem?

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 03/11/2017, sobre o que acontece quando empresas com salários diferentes se fundem.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

O que acontece quando empresas com salários diferentes se fundem?

empresário fazendo contas

Uma ouvinte escreve: "A empresa em que trabalho comprou uma outra empresa menor, do mesmo ramo. Já fomos avisados que os funcionários dessa nova empresa serão transferidos para o nosso escritório, que tem espaço suficiente para acomodar a todos. A questão está na remuneração.

Sabemos, por informações de terceiros, que a média salarial da nova empresa é superior ao da nossa, para funções equivalentes. Não estamos confiantes de que possa haver uma equiparação e pergunto: o que costuma acontecer em situações como essa?"


A resposta vale para você e seus colegas, mas vale também para os funcionários novos que chegarem. Na maioria dos casos, os que ganham mais são substituídos aos poucos, num processo que dura de três a seis meses. Parece maldade e é.

Mas a sua empresa teria três opções. A primeira seria equiparar os salários, o que acarretaria aumento de custo da folha de pagamento. A segunda seria utilizar a nova lei trabalhista para renegociar todos os salários, dentro de novos parâmetros de prestação de serviços.

E a terceira, e mais fácil, seria a substituição daqueles que podem ser substituídos. Somente os que forem diferenciados ficariam, mas com a nomenclatura de cargo alterada para evitar que haja funcionários com função igual e salário diferente.

Portanto eu avalio que você e seus colegas não correm muitos riscos, mas os que chegarem correrão.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: