2018-06-08

Como recusar uma proposta após um processo seletivo demorado? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 08/06/2018, com um ouvinte que recebeu uma proposta de um processo seletivo demorado, depois de arranjar uma outra vaga.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Como recusar uma proposta após um processo seletivo demorado?

processo de seleção de emprego

Escreve um ouvinte: "Participei de um processo seletivo para analista, que parecia não ter mais fim, até que finalmente recebi a informação de que fui aprovado e que devo me apresentar na empresa, para as providências burocráticas de contratação. Como a coisa se arrastou por mais de dois meses, eu me candidatei a outras vagas e fui selecionado para uma delas.

Estou propenso a aceitar essa segunda, mas não sei como proceder em relação à vaga que vou recusar. Devo ir lá pessoalmente e me explicar? E se for, devo dizer que a demora no processo me deixou inseguro e tive que procurar outras possibilidades?"


Bom, se você tem a certeza de que a segunda vaga é melhor do que a primeira, em remuneração, ambiente, distância, oportunidades e ambiente, você não precisa dar explicações detalhadas. Use o mesmo canal de comunicação que foi utilizado durante o processo para informar que você agradece o tratamento recebido, mas está abrindo mão da oferta de emprego.

Se lhe for perguntado o motivo, você pode, se quiser, mencionar o longo tempo que o processo durou. Mas se for lhe perguntado para qual empresa você vai, quanto você vai ganhar e outras questões desse tipo, responda cordialmente que isso é confidencial.

E não se sinta nem um pouco culpado com o desfecho do caso. Dois meses é o tempo que dura um processo para a contratação do presidente de uma empresa, e não a de um analista.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: