2018-06-18

Vigiar colega que parece ocioso não é tarefa de subordinados - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 18/06/2018, com uma ouvinte que se sente incomodada por ter um colega de trabalho que parece ocioso.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Vigiar colega que parece ocioso não é tarefa de subordinados

colega de trabalho preguiçoso

Uma ouvinte escreve: "Temos um colega, aqui na empresa, que é um especialista em fazer de conta que está trabalhando. Sabemos que ele fica fazendo coisas particulares durante o expediente e nos sentimos incomodados com essa situação. Seria conveniente que um de nós fosse alertar o nosso chefe, a respeito desse comportamento anti-profissional?"

Bom, chefes, como você sabe, são pagos para zelar pela eficiência de seus subordinados e tomar providências quando um deles destoa do resto do grupo.

Pelo que você escreveu, estou assumindo que vocês têm certeza de que seu chefe, ou não está vendo o que está ocorrendo na seção, ou está vendo, mas finge que não vê. E eu lhe diria que ambas as coisas são pouco prováveis.

Se cada um de vocês têm tarefas a executar, é possível que o colega que parece ocioso, seja na verdade, produtivo. E isso é o que interessa ao chefe.

E mesmo que vocês tenham razão, ir falar com o chefe sobre algo que é de inteira responsabilidade dele, seria o mesmo que acusá-lo de ser um chefe fraco e inoperante. Se ele não for, ficará irritado. E se for, não irá tomar nenhuma providência.

Portanto minha sugestão é deixar que o chefe seja avaliado pelo superior dele. Quanto ao colega, cuja atitude incomoda a vocês, só posso recomendar que vocês parem de prestar atenção nele. Porque montar uma vigilância em grupo, paralela à do chefe, é algo que nunca constou na lista de atribuições de subordinados.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: