2018-06-06

'Saí de empresa por atraso de salário e não sei como explicar isso no novo emprego' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 06/06/2018, com um ouvinte que saiu da última empresa por atraso de salário e quer saber como explicar isso em uma entrevista de emprego.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Saí de empresa por atraso de salário e não sei como explicar isso no novo emprego'

atraso de salário

Escreve um ouvinte: "Saí do meu último emprego porque a firma vinha atrasando nossos salários. A gente recebia lá pelo dia 15 ou 20, e tinha dificuldades para pagar as contas. Como isso já vinha durando mais de um ano, resolvi sair e fui trabalhar sem registro com um primo meu, ganhando menos, mas recebendo em dia.

Agora que a situação parece estar melhorando, voltei a procurar emprego, mas não sei como explicar minha saída da última empresa. Não gostaria de dizer alguma coisa que pudesse prejudicar a vida dela. E além disso, lembro que você já falou que não se deve criticar a empresa anterior."


Sim, eu falei. Mas você deve ser o bom samaritano em pessoa, e isso é um elogio, para não querer atrapalhar a vida de uma empresa que passou um ano atrapalhando a sua.

Não criticar a empresa anterior significa não fazer, em uma entrevista de emprego, acusações que não possam ser comprovadas. Reclamações sobre chefes e colegas, por exemplo.

Mas atraso de salário entra em outra categoria. A empresa deixou de cumprir com uma obrigação legal, prevista na lei e no contrato de trabalho. Aí, não há o que discutir. Nenhum entrevistador vai lhe dizer: "Puxa, é mesmo, atrasar salário pega mal, mas você não poderia ter aguentado mais um pouquinho?"

Então fique tranquilo e diga a verdade, que ninguém irá recriminá-lo por isso. Além disso, é bom, por via das dúvidas, você verificar se o seu fundo de garantia foi depositado corretamente.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: