2018-06-04

O que um pretendente a estagiário deve escrever no 'objetivo' do currículo? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 04/06/2018, com um ouvinte que está procurando uma vaga de estagiário e quer saber o que colocar no currículo.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

O que um pretendente a estagiário deve escrever no 'objetivo' do currículo?

currículo

Escreve um ouvinte: "Estou enviando currículos para empresas, em busca de uma vaga de estágio. Na frase de 'objetivo', escrevi que pretendo aprender técnicas e processos, com o fim de assumir, no futuro, posições de liderança. Um professor me disse que essa afirmação talvez possa parecer um pouco exagerada para um candidato a estágio. O que você acha?"

Eu acho que você tem um professor que merece ser ouvido.

Um estágio tem duas finalidades. A primeira é a de cumprir com uma regulamentação do próprio curso, já que o estágio será o complemento do seu estudo.

E a segunda é a de permitir que você aprenda, na prática, como funciona em uma empresa, tudo o que uma faculdade não pode lhe ensinar. Por exemplo, como conviver com chefes e colegas, ou como encarar tarefas que você talvez possa considerar abaixo do seu conhecimento e de suas habilidades.

Durante o período de estágio, você estará mostrando a sua capacidade de adaptação a uma nova realidade. E a avaliação do seu desempenho levará em conta não as suas ambições futuras, mas a confiança e o relacionamento presentes.

É claro que você poderá vir a assumir cargos de liderança quando tiver um emprego efetivo. Mas, para isso, precisará antes mostrar que tem qualidades para ser líder.

E uma sugestão que lhe dou é usar o estágio para prestar atenção ao modo como os líderes da empresa agem e se comportam, já que eles conseguiram dar o salto que você pretende dar.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: