2018-06-01

Se deseja mudar de emprego, não saia atrás de qualquer vaga - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 01/06/2018, com uma ouvinte que está procurando outro emprego e quer saber como fazer para faltar no trabalho para ir fazer entrevistas.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Se deseja mudar de emprego, não saia atrás de qualquer vaga

mulher entrevista de emprego

Uma ouvinte escreve: "Estou trabalhando, mas ao mesmo tempo, tenho procurado opções em outras empresas, porque considero o meu trabalho atual pouco promissor para a minha carreira. Meu problema está em faltar ao serviço para participar de entrevistas, sem levantar suspeitas de meu chefe. Há como resolver isso?"

Quando um empregado recebe uma proposta de outra empresa para mudar de emprego, esse interesse, de lá para cá, permite a ele sugerir que a entrevista seja feita fora do horário de expediente.

A sua situação é oposta. É de cá para lá. Portanto, ao procurar, em vez de ser procurada, você se torna a parte fraca da negociação e precisa se adaptar ao horário determinado pela empresa que vai entrevistar você.

Correndo o risco de ser criticado pelos defensores da ética absoluta e irrestrita, eu posso lhe sugerir fazer o que quase todo mundo faz, em uma situação igual a sua. Isto é, arranjar uma desculpa para faltar ou chegar atrasada.

Posso lhe assegurar que seu chefe faria a mesma coisa, se ele estivesse procurando emprego. Mas faz parte das atribuições dele, como chefe, vigiar os subordinados para que não façam o que ele faria.

A melhor sugestão que posso lhe dar é não sair atrás de qualquer vaga que surgir, limitando-se a uma ou duas que pareçam lhe oferecer o que a sua empresa atual não está oferecendo.

E se você for bem em uma primeira entrevista, aí ganhará um crédito para pedir que as restantes sejam feitas em horários alternativos.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: