2018-06-01

Não faça investimento na carreira pensando somente no retorno imediato - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 31/05/2018, com um ouvinte que pergunta se um intercâmbio para aprender um idioma fluentemente irá valorizar sua empregabilidade.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Não faça investimento na carreira pensando somente no retorno imediato

intercâmbio idiomas

Escreve um ouvinte: "Estou cogitando passar seis meses fora do Brasil, para aprender fluentemente um idioma. Esse investimento seria valorizado por empregadores quando eu regressar?"

Permita-me esticar o escopo da sua pergunta. Você não deve investir em sua carreira pensando somente no retorno imediato. Vou lhe dar dois exemplos.

Se você nunca fez uma apresentação formal, deve fazer um curso que lhe ensine a preparar uma, sólida em conteúdo e visualmente atrativa. E se você nunca participou de uma reunião, deve fazer um curso de oratória para aprender técnicas de convencimento e perder o eventual medo de falar para uma plateia, mesmo que ela seja composta por colegas de trabalho.

Isso não significa que, ao fazer esses cursos, você imediatamente receberá um reajuste, ou será convidado para fazer apresentações, ou participar de reuniões. Mas um dia, e esse dia vai chegar, você estará preparado, assim que a oportunidade surgir.

Uma viagem para o exterior entra na mesma categoria. Além de aprender um idioma, você irá melhorar sua auto-confiança e terá uma experiência cultural valiosa. Em algum momento da sua carreira, isso, sem dúvida, irá diferenciar você de outros colegas que ficaram esperando a maré subir para aprender a nadar.

Tudo o que você investir irá proporcionar o devido retorno, desde que você não espere que essa valorização seja instantânea.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: