2018-06-27

Se um 'headhunter' lhe procurar para obter informações de um ex-colega, não hesite - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 27/06/2018, com um ouvinte que recebeu uma ligação de um headhunter querendo saber sobre um ex-colega.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Se um 'headhunter' lhe procurar para obter informações de um ex-colega, não hesite

entrevista de emprego pelo telefone

Um ouvinte escreve: "Sou gerente de uma empresa e recebi uma ligação de um headhunter. Pensei que ele fosse me sondar para mudar de emprego, mas não. Ele buscava referências sobre um ex-colega meu de trabalho, que estava participando de um processo seletivo em outra empresa.

Fiquei meio surpreso com a ligação, porque esse antigo colega nunca me perguntou se ele poderia dar meu nome como referência. Mas atendi ao headhunter e tentei responder as perguntas dele, que foram bem específicas, sobre comportamento e relacionamento.

Confesso que em vários momentos me senti incomodado, como se eu estivesse sendo interrogado sobre um assunto que não me interessava. Pergunto: como se deve agir nessas situações?"


Bom, em primeiro lugar, é sempre bom ter um canal de comunicação aberto com um headhunter. Da mesma forma que ele precisou de você desta vez, um dia, você talvez possa precisar dele.

Quanto ao seu incômodo, você avaliou corretamente. Um headhunter vai direto ao ponto. E uma pergunta sempre feita é esta: "Hoje, você contrataria essa pessoa para ser seu subordinado?" Quem responde fica com a preocupação de não prejudicar o ex-colega, mas um bom headhunter é especialista em perceber quando o informante vacila nas respostas.

Ao final do interrogatório, é conveniente contatar o ex-colega e informá-lo sobre a ligação, para que ele saiba que ele ficou lhe devendo uma.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: