2018-07-19

'Candidato me perguntou de imediato salário oferecido para função' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 19/07/2018, com uma ouvinte que conduzia uma entrevista de emprego e um candidato lhe perguntou, antes mesmo dela falar, qual era o salário oferecido.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Candidato me perguntou de imediato salário oferecido para função'

mulher fazendo entrevista de emprego

Escreve uma ouvinte: "Sou recrutadora de uma empresa de médio porte. Entrevistar candidatos a emprego não costuma me trazer surpresas, mas de vez em quando, acontece uma. Esta semana, antes mesmo que eu começasse a falar, um candidato já me perguntou qual era o salário da função. Gostaria de saber como você reagiria se fosse o entrevistador."

Bom, eu responderia qual é o salário. Se houvesse uma faixa, eu mencionaria o valor mais baixo dela. Caso o candidato reagisse com uma expressão de quem não gostou do valor, eu encerraria a entrevista, para que nem ele, e nem eu, perdêssemos o nosso tempo.

E caso o candidato prosseguisse perguntando se o salário oferecido poderia ser renegociado, ou quais eram os benefícios adicionais, eu também encerraria a entrevista, porque se ela prosseguisse, haveria uma inversão de papéis.

Primeiro, um candidato precisa mostrar que merece a vaga, o que significa que você, e não ele, deve conduzir a entrevista.

Agora, se esse candidato é um prodígio, que foi convidado para ser entrevistado porque há informações suficientes de que ele é exatamente o que a empresa está buscando, aí a coisa muda de figura.

Porque, naquele momento, a empresa precisa mais dele, do que ele da empresa. E nesse caso, além de informar o salário, eu perguntaria ao candidato se a cadeira está confortável e se ele aceita um café.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: