2018-07-17

'Saí da empresa, mas continuo recebendo ligações de ex-colegas pedindo orientações' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 17/07/2018, com um ouvinte que saiu de uma empresa, mas continua recebendo ligações de ex-colegas pedindo orientações.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Saí da empresa, mas continuo recebendo ligações de ex-colegas pedindo orientações'

falando ao telefone

Escreve um ouvinte: "Saí de uma empresa faz um mês e pouco. Trabalhei nela durante quatro anos e pedi demissão para aceitar uma oferta melhor. Cumpri meu aviso prévio direitinho e saí sem nenhum atrito com ninguém. Pensei que minha ligação com a empresa estava encerrada.

Mas agora, pelo menos uma vez por semana, recebo ligações de colegas daquela empresa, me pedindo orientação sobre o trabalho que eu executava. Não quero ser antipático, mas não me parece que eu tenha qualquer tipo de compromisso com uma empresa na qual não trabalho mais. Como devo proceder?"


Bom, posso pensar em dois tipos de solicitações. O primeiro diz respeito a medidas que você deveria ter tomado durante o período de aviso prévio. Por exemplo, há uma senha em um arquivo que só você sabe, ou há algum documento importante que deveria estar em um determinado lugar e não está.

Até aí, tudo bem e não custa nada você responder. Já um segundo tipo de solicitação é aquele assim: "Olha, apareceu um problema novo aqui que ninguém consegue resolver, e gostaríamos de saber a sua opinião." Nesse caso, já não seria uma amabilidade, seria consultoria mesmo. E aí, você tem toda a razão: não é mais problema seu.

Ao receber a próxima ligação, você pode estabelecer os limites da sua cooperação, mas procurando manter o bom relacionamento com a empresa que deixou, porque, um dia, você poderá voltar a precisar dela.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: