2018-07-23

'Soube que funcionária nova foi demitida recentemente por mau comportamento' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 23/07/2018, com uma ouvinte que ouviu de uma amiga que a nova contratada da sua empresa foi demitida por problemas de comportamento.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Soube que funcionária nova foi demitida recentemente por mau comportamento'

fofoca no trabalho

Escreve uma ouvinte: "Uma nova funcionária foi contratada para trabalhar em nosso setor. Temos um ambiente de trabalho camarada e sem atritos, e daí vem a minha preocupação. Uma pessoa que conheço, e que trabalhou com essa nova contratada na empresa anterior, me contou que a demissão dela se deveu a problemas de mau relacionamento, que incluíram mentiras e fuxicos. Pergunto se eu deveria, confidencialmente, alertar o meu gestor sobre essa situação?"

Não, você não deve. Primeiro, porque a demissão da empresa anterior pode ter feito a sua nova colega repensar o comportamento.

Segundo, porque não há nenhuma prova de que a pessoa que lhe contou a história esteja dizendo toda a verdade. E nesse caso, você estaria fazendo uma afirmação com base em uma única opinião, que pode ser a de um desafeto.

E terceiro, porque ao fazer uma acusação tão séria, você estaria, indiretamente, acusando também os responsáveis pela contratação dessa funcionária de não terem feito uma avaliação correta durante as entrevistas. E isso inclui o seu gestor e o setor de recursos humanos.

Agora, pode ser que essa nova contratada seja mesmo uma casca de ferida. E conhecendo empresas, eu não tenho dúvidas de que a história dela, cedo ou tarde, irá acabar vazando pelos canais informais. E quando isso acontecer, o seu gestor saberá o que fazer, sem que você precise interferir em uma questão que não lhe compete.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: