2018-07-20

Candidatos a emprego têm direito à privacidade - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 20/07/2018, com uma ouvinte que fez uma entrevista de emprego com uma psicóloga que lhe perguntou coisas sobre sua vida pessoal.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Candidatos a emprego têm direito à privacidade

mulher nervosa em entrevista de emprego

Uma ouvinte escreve: "Em um processo seletivo no qual não fui aprovada, tive uma entrevista com uma psicóloga. Ela me pediu para citar algum momento difícil que enfrentei na vida e eu relatei meu instante mais doloroso, que foi o falecimento de minha mãe. Como sou emotiva, chorei ao relembrar essa história e agora fico imaginando se foi essa reação emocional que me fez perder a oportunidade de emprego."

Bom, eu não saberia lhe dizer se foi isso, mas seria mais lógico assumir que outras candidatas se saíram melhor que você durante todo o processo.

Mas posso lhe dizer, com certeza, que a psicóloga que lhe fez a pergunta não foi bem orientada quanto ao tipo de perguntas aceitáveis em processos de seleção.

Se você fosse uma cliente fazendo terapia, a pergunta teria sido válida. Mas você era uma candidata a emprego e esse deveria ter sido o único foco de todas as perguntas.

A vida pessoal de um candidato não pode ser exposta. E, ao ouvir a pergunta da psicóloga, sobre um momento difícil em sua vida, a sua resposta deveria ter sido: "Em minha vida profissional, não é, doutora?"

Da mesma forma, entrevistadores não podem perguntar se uma candidata pretende se casar ou ter filhos ou mudar de país. Então, na próxima entrevista, você já sabe que chorar não é um problema. Mas ter a vida pessoal devassada, é.

Talvez não pareça para muita gente, mas candidatos a emprego têm direito à privacidade.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: