2018-07-26

Desconfie de casos bem-sucedidos de mudança profissional que surgem na internet - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 26/07/2018, com um ouvinte que quer mudar sua carreira e partir para o empreendedorismo na área gastronômica.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Desconfie de casos bem-sucedidos de mudança profissional que surgem na internet

mudança profissional

Escreve um ouvinte: "Estou considerando uma mudança radical. Fiz 30 anos e trabalho em empresas há 11 anos, mas não consegui decolar até agora. Meu desejo seria ingressar na área de gastronomia. Já li na internet sobre pessoas que fizeram mudanças desse tipo e se deram muito bem em curto prazo. E pergunto: o que devo considerar para não me arrepender?"

Bom, eu sou a favor das mudanças. Mas antes de mudar, há duas perguntas que você precisa responder a si mesmo.

Primeira: depois de 11 anos de experiência como empregado, quais fatores impediram você de decolar? Algum deles poderia também impedir o seu sucesso como dono, em uma atividade completamente diferente?

E segunda: você conhece, pessoalmente, alguém que se deu bem ao fazer a mudança que você pretende fazer? Isso porque nem tudo o que se lê na internet é verdade. E, em particular, histórias de sucesso repentino costumam ser exageradas.

Supondo que você tenha feito essa auto-avaliação e continue convencido de que mudar será a solução, eu lhe recomendaria fazer dois cursos rápidos. Um no Senac, na especialidade gastronômica de sua escolha. E outro, o Empretec do Sebrae. O primeiro lhe dará detalhes que você não pode ignorar. E o segundo, impedirá que você cometa erros comuns a novos proprietários de pequenos negócios.

Depois disso, eu espero que tudo dê certo e que você venha a ter, em breve, uma história legítima de sucesso para contar.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: