2018-07-27

Nenhum grupo de trabalho pode ter alguém que sempre tem mais razão que o resto - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 27/07/2018, com um ouvinte que participa de um grupo de trabalho e está com problemas.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Nenhum grupo de trabalho pode ter alguém que sempre tem mais razão que o resto

grupo de trabalho

Um ouvinte escreve: "Faço parte de um grupo de trabalho em minha empresa. E temos reuniões semanais sobre ações que envolvem vários setores. Sempre fui direto e objetivo, e nunca deixo de manifestar a minha opinião sobre coisas que me parecem erradas.

Mas essa minha atitude parece incomodar aos demais membros do grupo, que preferem ser conciliatórios, para manter uma falsa harmonia. Só que ouvi um rumor de que posso ser excluído do grupo, porque alguns integrantes reclamaram do meu jeito impositivo. O que devo fazer? Falar com o grupo?"


Vamos lá. Não há mal algum em expôr opiniões com objetividade. Mas algo me diz que esse não deve ser o ponto que incomoda a seus colegas.

Minha experiência com grupos inter-setoriais de trabalho me mostrou que não existe alguém que sempre tenha razão, até porque nenhum dos participantes conhece profundamente o trabalho dos demais.

Por isso, ouvir e acatar uma opinião alheia é visto como um voto de confiança a um colega, e não como uma discussão perdida.

Muito provavelmente, você não muda de opinião, mesmo quando o resto do grupo já concordou em ir na direção contrária à sua. E nenhum grupo pode ter alguém que sempre sabe mais do que o resto. Se fosse assim, o grupo nem precisaria existir.

Então, sim, fale com o grupo e diga que você fará um esforço para deixar de ser a voz sempre discordante. Ou, se isso lhe parecer impossível, peça, você mesmo, para sair do grupo.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: