2018-07-30

'Estou no meio de uma disputa entre dois grupos de colegas' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 30/07/2018, com uma ouvinte que trabalha em uma empresa que tem dois grupos de colegas antagônicos.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Estou no meio de uma disputa entre dois grupos de colegas'

disputa no trabalho

Escreve uma ouvinte: "Aqui, onde trabalho, há uma disputa entre dois grupos de colegas. Como tenho contato com ambos, fico numa saia justa quando alguém vem me procurar em busca de aliança. Como posso lidar com isso?"

Muito bem. Em outras palavras, aí existem duas panelinhas. E cada uma delas quer se sobressair, através de cochichos, intrigas e fofocas. É uma situação triste, mas não tão fora do comum.

Então, vamos ao lado bom. Você está sendo submetida a um teste prático de inteligência política, que não só irá lhe mostrar como agir na situação presente, mas que lhe será bastante útil durante toda a carreira, porque lhe ensinará como transitar entre grupos antagônicos.

O que posso lhe sugerir é ouvir tudo o que venham lhe dizer e responder com frases que não irão comprometer você, como por exemplo: "Eu não sabia", "Nunca percebi isso", "Vou prestar mais atenção." Mas nunca concorde que uma pessoa que esteja sendo criticada, merece a crítica feita.

Isso talvez lhe dê a impressão de que você possa ser vista como uma colega meio alheada e sem opinião, mas esse é exatamente o ponto: você não deve nada a nenhum dos grupos. O seu compromisso é com o seu trabalho e com o seu superior.

Eu vi muitas pessoas conseguirem progredir na carreira deixando que os outros pensassem que elas eram as menos espertas do grupo. Até o dia em que essas pessoas, para surpresa dos "mais espertos", foram promovidas a chefes deles.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin