2010-11-10

'Após passar nove anos em uma empresa, mudei de emprego pela 1ª vez' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 10/11/2010, sobre os cuidados ao começar um novo emprego, com dicas para este período de adaptação.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Após passar nove anos em uma empresa, mudei de emprego pela 1ª vez'

novo emprego
"Mudei de emprego pela primeira vez após passar nove anos em uma empresa", escreve um ouvinte. "Já no primeiro dia nesta nova empresa, tive um choque. Parece que estou em outro país. O pessoal tem jargões que eu não entendo, o ambiente é bem diferente da cordialidade que havia em minha empresa anterior, e eu voltei para casa a noite com a impressão de que não vou me encaixar nessa nova cultura. O que eu posso fazer para remediar a situação?"

Bom, em primeiro lugar, calma. Qualquer pessoa que passa nove anos em uma empresa, principalmente se for o primeiro emprego, como é o seu caso, sempre tem um choque quando muda. Tem a impressão de que veio trabalhar com a roupa errada, e estranha até o tempero da comida, se a empresa tiver um refeitório.

Essa sensação de desamparo profissional dura no máximo quinze dias ou um mês, até você entrar na temperatura certa da nova empresa. Mas há alguns cuidados básicos que você deve tomar:

Primeiro, jamais mencione a sua empresa anterior como modelo de nada. Só faça comparações se elas forem favoráveis a nova empresa.

Segundo, não faça cara de assustado, nem de desorientado, muito menos de arrependido. Não se feche em si mesmo. Pelo contrário, converse com as pessoas sempre que houver oportunidade e mostre-se receptivo quando alguém vier conversar com você.

Terceiro, esqueça os hábitos que havia na empresa anterior. Se você era autorizado a usar a Internet, por exemplo, ou o celular durante o expediente, e agora não é mais, não veja isso como um retrocesso. A empresa atual certamente deve oferecer outras compensações que você ainda não descobriu.

Quarto, tente adaptar-se ao padrão da nova empresa. Se ela é mais calada que a anterior, isso não é necessariamente um sinal de que ela seja menos preocupada com os funcionários.

Quinto, ouça qualquer crítica atentamente e agradeça, mesmo que você a considere injusta.

Tudo isso não significa que você será eternamente um cordeirinho. Apenas significa que você precisa adquirir a confiança da chefia e dos colegas, no período de adaptação. Depois, você terá tempo suficiente para, aos poucos, ir se soltando e revelando a sua personalidade.

Quem passa nove anos numa empresa dificilmente tem grandes defeitos. Portanto, não se preocupe demais. Você somente mudou de empresa e não de planeta.

Max Gehringer, para CBN.

4 comentários:

Unknown disse...

aff isso é ruim mesmo, passei só 1 ano num escritório e todos os outros trabalhos que fui fazer já tinha aquele como referência, virei uma viúva dele

CintiaYamane disse...

depois de 4 anos, mudei de emprego pela primeira vez tb.. heheh.. no começo é foda, mas se tem coisa que nao faço é me arrepender pq eu to adorando, apesar de ser mil vezes mais dificil..

Ana P. disse...

Vou guardar esse post com carinho, porque né, VAI QUE eu precise dele logo... quiçá daqui dois anos.

[hoje, exatamente dia 10 de novembro, completo sete anos na mesmíssima empresa]

Anônimo disse...

Meu conselho não mude de emprego. Acabei de tomar essa decisão por grana e me ferrei.