2010-11-13

Filme: Atração Perigosa

Um filme que mistura os gêneros "filmes de roubo" e superação, que não traz muita novidade nem inovação, mas é muito bem feito. Esse é o resumo de Atração Perigosa (ou The Town, no original), segundo longa dirigido pelo também ator protagonista Ben Affleck.

filme atração perigosa poster cartaz nacional

Apesar de Ben Affleck não ser exatamente conhecido como um excelente ator, ele mostra neste filme que sabe atuar quando precisa (ou quando quer), talvez até mesmo incentivado pelo fato deste filme ser um projeto muito ligado a ele, que não só dirigiu, mas também co-escreveu o roteiro, baseado no romance "The Prince of Thieves" de Chuck Hogan (que por aqui é mais conhecido por ter co-escrito Noturno, com Guillermo del Toro).

Atração Perigosa se passa em Charlestown (sacou o título?), atual bairro/distrito de Boston, famoso por ser o lugar que mais nasceram ladrões de banco, onde essa "carreira" é passada de pai para filho. Dito isso, logo no início acompanhamos um roubo a banco, onde a bela gerente Claire Keesey (Rebecca Hall, mais conhecida por Vicky Cristina Barcelona), é tomada como refém. Apesar do roubo ter sido bem sucedido e ninguém ter se ferido, o trauma para Claire é visível.

filme atração perigosa jon hamm rebecca hall
Vemos depois que os ladrões, liderados pelo cérebro do bando Doug (Ben Affleck) e pelo porra-louca e sociopata James (Jeremy Renner, de Guerra ao Terror), descobrem que Claire mora perto deles, na mesma vizinhança. Com medo de que ela tenha visto alguma coisa (e acabe reconhecendo e denunciando alguém do bando), Doug começa a segui-la. E, como sendo um excelente ladrão e péssimo detetive, em vez de apenas segui-la, acaba travando contato com ela. E, entre um sentimento de culpa e outro, acaba se apaixonando por ela.

filme atração perigosa rebecca hall ben affleck
Doug, que já tem procurado de certa maneira uma redenção (como vemos pelos diálogos de seu passado, especialmente com a sua "ex", uma viciada), encontra em Claire a motivação para largar de vez a sua vida atual. Mas seus comparsas e o seu contratante não ficarão muito felizes com isso, e talvez mais um roubo seja necessário.

filme atração perigosa ben affleck jeremy renner
Como filme de roubo, Atração Perigosa é bem eficiente. O filme não é didático na elaboração dos planos dos roubos (o que seria meio chato), e foca bem nas cenas de ação do roubo, em especial, das cenas da fuga do segundo. Ótimas coreografias e montagem dos planos muito bem executados.

filme atração perigosa jeremy renner
Como filme de superação, Atração Perigosa também não deixa a desejar. Apesar da trama ser previsível, o roteiro é coerente (mesmo com as diversas subtramas, como o bastante enfatizado drama familiar de Doug) e o final, apesar de não fugir de ser um "happy ending", não é tão feliz assim, deixando na tela, um gosto de realidade. Também ajuda a fotografia do filme, que nunca deixa de ser um pouco obscura, fosca, sem brilho, mesmo nas cenas com o sol brilhando, por exemplo. Além disso, as atuações estão excelentes, com destaque para o protagonista de Affleck e seu interesse romântico Rebecca Hall. Outro destaque vai para o agente do FBI no encalço dos ladrões, vivido por Jon Hamm.

Atração Perigosa é um filme interessante, muito bem feito, mas que por si só, não vai marcar história. Enfim, um divertimento interessante pra uma tarde chuvosa.

Trailer:



Para saber mais: crítica no Omelete.

5 comentários:

Ana P. disse...

Primeiro eu gostaria de dar um oi para os internautas.

Oi, internautas.

KKKKKKKKKKKKK, mentira [comi palhacitos no café da manhã]

Eu ia perguntar se é "Perigosa Atração" ou "Atração Perigosa". Se decide, colega!

;)

Ah, e ia dizer que, por um princípio de neuroses acumuladas, prefiro não assistir filmes de assalto a banco.

Apesar de ter achado UM MUST aquele "O Plano Perfeito", algo assim.

Andarilho disse...

Vc andou é bebendo palhacitos, aposto, hauhauhau.

Ana P. disse...

Não tem álcool em casa.

Maior tristeza. Acho que vou no mercado comprar uma vodca, pq né, temos aqui um projeto de TCC pra finalizar até terça.

Sem alcool eu não penso, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

CintiaYamane disse...

sinceramente eu nao vou com a cara desse ben affleck

Ju ♥ disse...

pois eu vou assistir só por causa do ben...