2010-11-18

'Vou me casar e não sei se convido meu chefe' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 18/11/2010, sobre se um funcionário deve convidar ou não o chefe, para o casamento.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Vou me casar e não sei se convido meu chefe'

casamento
"Tenho uma dúvida bem simples", escreve uma ouvinte. "Vou me casar e não sei se devo convidar o meu chefe para o meu casamento. Meu contato com ele é estritamente profissional, e nunca conversamos sobre assuntos pessoais. Porém, como estou convidando a maioria de meus colegas, não sei como meu chefe iria reagir se ele não for convidado."

Bom, eu diria a nossa ouvinte que simples são sempre os problemas dos outros. O problema que nós estamos vivendo é sempre complicado. Mas a minha sugestão seria: em caso de dúvida, convide. A pior situação é aquela que o chefe não é convidado, e comenta isso com outra pessoa, que conta para pessoa que vai se casar que o chefe ficou chateado por ter sido esquecido. Aí, será preciso entregar o convite ao chefe e inventar uma história qualquer, para tentar remediar a situação. Então, é mais sensato evitar esse inconveniente.

É bom lembrar também que quando existe uma relação puramente profissional, como ocorre no caso da nossa ouvinte, muitos chefes não gostariam de ir ao casamento, mas se sentem obrigados a ir se forem convidados. Nesse caso, é bom dar uma dica que a ausência do chefe não será o fim do mundo. Basta dizer: "Chefe, sei que o senhor é uma pessoa muito ocupada, mas mesmo assim estou lhe entregando o meu convite." O chefe entenderá o recado: não é para ele ir. Ele comprará um presentinho e arranjará uma desculpa para não ir.

Já no caso de colegas de trabalho, a nossa ouvinte disse que convidou a maioria deles. A minha sugestão seria: convidar todos ou nenhum. Independentemente do grau de relacionamento que possa existir no trabalho, quem não for convidado vai virar inimigo. A pessoa irá se sentir rejeitada quando ouvir os demais colegas falando sobre o casamento. E esse sentimento de exclusão, cedo ou tarde, irá gerar algum tipo de troco.

Mas também é preciso considerar que o convite geral e irrestrito irá aumentar o custo do casamento, e convidar um batalhão de gente significa gastar à toa um dinheiro que poderia ser melhor aproveitado pelo casal. Talvez o ideal seja dizer a cada colega que haverá uma cerimônia íntima apenas para os familiares, e se desculpar por não poder estender o convite a todos. Mas, cada um é cada um. E tem gente que gasta o que não tem, para fazer um casamento monumental. E aí, o coração se sobrepõe ao cérebro. Nesse caso, sem dúvida, o chefe deve ser o primeiro a ser convidado.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: