2010-11-22

'Pretendo investir no estudo do mandarim para incrementar o meu currículo' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 22/11/2010, sobre o estudo do mandarim como segundo idioma, e a importância do conhecimento das línguas francas na comunicação.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Pretendo investir no estudo do mandarim para incrementar o meu currículo'

curso lingua chinesa mandarim
"Pretendo aprender um idioma para incrementar o meu currículo", escreve um ouvinte de 17 anos. "A escolha mais óbvia seria o inglês, mas algumas pessoas sugeriram que eu estude mandarim, uma vez que a China deverá ser o grande parceiro comercial do resto do mundo pelas próximas décadas. Gostaria de ouvir a sua opinião, já que não conheço muitas escolas que ofereçam cursos de mandarim e suponho que o investimento deva ser alto."

Bom, através da história, existiram alguns idiomas que se tornaram a língua franca de determinados períodos. Língua franca é uma expressão que designa um idioma usado como meio de comunicação por grupos que não falam a mesma língua. De três milênios para cá, o grego, o latim, o francês e atualmente o inglês, vêm cumprindo com essa missão de ser o idioma de convergência mundial.

O grego, por exemplo, era a principal língua franca no primeiro século depois de Cristo. E por isso o Novo Testamento foi escrito em grego. Se tivesse sido escrito em qualquer outro idioma, menos pessoas em diferentes regiões, teriam tido condições de compreendê-lo.

É bem pouco provável que o mandarim venha a se tornar uma língua franca nas próximas décadas, mesmo que a China se torne a primeira potência econômica mundial. Porque existem outros países como a Índia, a Rússia e o próprio Brasil que também deverão ter um papel de destaque no comércio mundial.

Para que um dinamarquês, um japonês ou um peruano que queira estabelecer contatos comerciais com esses quatro países, não tenha que aprender quatro idiomas muito diferentes, ele aprenderá a língua franca. Chineses, hindus, russos e brasileiros também aprenderão, para que possam se comunicar com o maior número possível de países.

Atualmente, a língua franca é o inglês, e continuará sendo por muitos anos. É por esse motivo, como escreveu nosso ouvinte, que o inglês é a escolha óbvia. Ele foi adotado e não imposto como o idioma do mundo dos negócios.

A minha sugestão é que nosso ouvinte não abandone a ideia de aprender outros idiomas, mas somente cogite fazer isso como segunda opção, após dominar muito bem a língua franca de nossa era.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Ju ♥ disse...

putz, um amigo meu está fazendo russo.