2010-11-15

A área de Recursos Humanos e o 'networking' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 15/11/2010, sobre a área de Recursos Humanos e o networking. Sobre esse assunto, leia também: Profissionais de RH: como ingressar no mercado?.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

A área de Recursos Humanos e o 'networking'

recursos humanos global networking
"Por motivos financeiros", escreve uma ouvinte, "não consegui concluir uma faculdade. Tive que parar ao final do segundo ano de Direito. Desde então, tive vários empregos diferentes, de recepcionista até vendedora. Este ano, para tentar recompor o meu currículo, comecei a fazer o Curso Tecnológico de Recursos Humanos, porque gosto de lidar com pessoas. Meus professores dizem que há muitas oportunidades nessa área, mas eu não sei se devido à minha falta de experiência específica, será fácil encontrar um emprego. O que você me diz?"

Eu lhe digo que muitos profissionais de Recursos Humanos que estão nos ouvindo neste momento, devem estar arrepiados. Para os ouvidos deles, é como se você não soubesse para onde ir, e decidiu ir para Recursos Humanos, o que vai saturar ainda mais a procura por vagas numa área já razoavelmente saturada.

Não desanime por causa disso, mas esteja ciente de que nove em cada dez pessoas que conseguem uma vaga em Recursos Humanos, são indicadas por um profissional de Recursos Humanos. Talvez essa seja a área em que mais funciona o networking, a recomendação direta de parte de alguém que já esteja estabelecido na função e tenha influência para recomendar uma contratação.

Para que você não se frustre, eu lhe recomendo que você não tente uma vaga diretamente em Recursos Humanos, caso você não conheça ninguém que possa ajudá-la. Procure uma vaga na área administrativa de uma empresa, e tente fazer o suficiente para ser notada pelo seu trabalho. Se você for, será mais simples pleitear, mais tarde, uma transferência interna para a área de Recursos Humanos.

Outra dica que lhe dou é pedir a seus professores, que devem ser pessoas bem informadas, que lhe dêem sugestões de cursos e seminários de curta duração, que são freqüentados por profissionais de Recursos Humanos. Nesses seminários, que são comuns em grandes cidades, é possível estabelecer contatos valiosos. Mesmo que esses contatos não resultem em nada imediato, alguns deles poderão ser muito úteis no futuro.

Em resumo, a sua opção por uma vaga em Recursos Humanos não é impossível, mas no curto prazo é bem improvável. Portanto, pense no médio prazo. E não desista após as primeiras frustrações.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: