2010-11-05

'Tenho temperamento explosivo e já perdi dois empregos por isso' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 05/11/2010, sobre um leitor com temperamento explosivo.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Tenho temperamento explosivo e já perdi dois empregos por isso'

trabalhador executivo nervoso gritando explodindo
"Meu problema é simples de relatar e difícil de resolver", escreve um ouvinte. "Eu tenho um temperamento explosivo. Reajo muito rapidamente a qualquer situação que não me agrada, subo o tom da voz, e quando eu entro numa discussão, não sei parar. Já perdi dois empregos por causa disso, mas não aprendi a me controlar porque sou assim desde criança. Alguma dica?"

Sim. Consulte um psiquiatra.

Nesse exato instante, você deve estar esbravejando sozinho por ter recebido uma sugestão tão sem sentido. Essa seria a reação típica de quem tem temperamento explosivo. A pessoa primeiro reage e depois pensa.

Para o seu conforto, informo que existem empresas que apreciam profissionais com o seu temperamento. São empresas nas quais a competição interna é tremendamente acirrada, e cada um tem seus objetivos para cumprir, sem se preocupar com os demais.

Já em empresas nas quais o relacionamento é, digamos, mais civilizado, você só arrumaria encrencas. Após algumas explosões, você começaria a ser evitado pelos colegas. E como você já sentiu duas vezes na pele, ninguém sobrevive isolado.

Uma vez eu convivi com um profissional como você. Ele explodia e meia hora depois vinha pedir desculpas. Daí a pouco, explodia de novo e novamente se desculpava. Era um profissional que trazia resultados mais do que satisfatórios, mas que acabou sendo demitido porque gerava um clima incompatível com o que a empresa pregava em termos de cordialidade e respeito. Ao sair, ele ficou muito bravo, evidentemente, mas reiterou que não iria mudar o comportamento, porque ele era o que era.

Eu acredito que você pense da mesma maneira. Você não se sentiria bem, fingindo ser o que não é. Por isso, o mais sensato seria você procurar uma empresa adequada à sua personalidade. Nas próximas entrevistas, deixe bem claro que você é um trator, e que vai correr atrás do resultado, mesmo que tenha que atropelar todo mundo a sua volta. Se você não for contratado, isso significa que a empresa não aprecia esse estilo. Se for, você terá encontrado uma empresa que valoriza os temperamentais e explosivos.

O único senão é que nela você irá encontrar gente igualzinha a você, ou ainda mais explosiva e mais temperamental que você. Aí é uma questão de ver quem grita antes e quem grita mais alto. Pela descrição que você fez de si mesmo, as suas chances de se destacar na barulheira serão altissonantes.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: