2010-11-26

"Conduzo a empresa de acordo com minha religião e não permito bebidas em festas" - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 25/11/2010, sobre ter ou não bebidas alcoólicas na festa de confraternização de fim de ano.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

"Conduzo a empresa de acordo com minha religião e não permito bebidas em festas"

festa fim de ano bebida champanhe
"Sou proprietário de uma pequena empresa", escreve um ouvinte. "Sou evangélico e conduzo a empresa conforme minhas convicções doutrinárias bíblicas, sendo que alguns evangélicos, mas a maioria não é. Este ano pensei em fazer a festa de confraternização dos funcionários um pouco diferente dos anos anteriores. Eu gostaria de convidar alguns clientes também.

Meu dilema é o seguinte: se fossem somente meus funcionários, eu não permitiria bebidas alcoólicas durante a festa, como não permiti nos anos anteriores. Não tenho nada contra a bebida, até porque de vez em quando, junto com a refeição, gosto de apreciar um bom vinho. Entretanto, como vou inserir alguns clientes na festa, fico na dúvida se seria deselegante ou inadequado deixar de servir bebidas alcoólicas, visto que a maioria deve ter o hábito de consumí-las. O que você recomenda?"


Vamos lá. A partir da leitura da Bíblia, é possível juntar citações que condenam o vinho e as bebidas fortes. Mas também é possível encontrar versículos favoráveis ao vinho. O que não apenas a Bíblia condena, mas a sociedade leiga também, é o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, que pode ser lido e ouvido naquela advertência, "beba com moderação", que finaliza as propagandas de bebidas.

No caso da sua festa, eu creio que os clientes que serão convidados esperarão que haja algum tipo de bebida alcoólica. Se a sua decisão for não serví-las, eu lhe recomendo que isso seja dito antecipadamente, no momento do convite, para evitar que a pergunta surja durante a festa. Caso você opte por servir as bebidas, seria conveniente explicar aos funcionários que são contrários a elas, o motivo da sua decisão, já que as festas anteriores foram livres de álcool.

Não existe uma regra absoluta numa situação assim, e cada um age segundo as suas próprias convicções, a própria consciência e os ensinamentos em que acredita.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Ana P. disse...

Já tive chefe paunocu assim.

Era mto simples pra mim: não ia nas festas. OU, quando eu ia, levava minha garrafa de vodca, ou várias cervejas.

SIMPLES ASSIM.

Não sou obrigada a seguir as leis religiosas de ninguém. Confraternização é confraternização. Trabalho é trabalho. A merda é confundir e embaralhar os dois.

CLARO QUE NUM VOU DAR SHOWZINHO NA CONFRATERNIZAÇÃO, que vira assunto pro ano inteiro. Mas não vejo mal em tomar umas.