2010-11-01

O golpe do emprego falso - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 01/11/2010, sobre um ouvinte que caiu no golpe do emprego falso, mas conseguiu reaver o seu dinheiro.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

O golpe do emprego falso

delegacia polícia
Eu já fiz aqui um par de comentários sobre o golpe do emprego falso. Aquele em que uma agência garimpa currículos em sites de emprego, liga para um inocente candidato oferecendo uma vaga excelente e praticamente certa, convida o incauto para uma entrevista, cobra uma taxa antecipada e depois... Bom, depois nada mais acontece. As vítimas tentam reaver o dinheiro, mas esbarram no fato de que não havia um contrato assinado garantindo um emprego.

Mas esta semana eu recebi uma reconfortante mensagem de um ouvinte que foi enganado, mas não desistiu da briga.

Tudo começou quando ele recebeu uma ligação de uma dessas "agências espertas" em abril de 2008. Ele foi enrolado e pagou 600 reais antecipados. Ao perceber que tinha caído no golpe do emprego, ele começou uma via sacra impressionante. Ele mesmo conta:

"Primeiro", diz ele, "recorri ao Ministério Público, mas fui informado de que não teria direito a um defensor público gratuito, por minha renda estar acima do limite mínimo. Em seguida procurei três advogados, mas nenhum quis aceitar a causa, porque, segundo eles, o valor envolvido, de 600 reais, era muito baixo. Aí fui ao Procon, que após analisar a papelada que levei, chegou à conclusão de que eu não tinha provas suficientes para mover uma ação. Mesmo assim não desisti. Fui a uma delegacia de polícia e registrei um boletim de ocorrência por estelionato.

Sete meses depois, finalmente, a agência entrou em contato comigo para propor um acordo. Não aceitei e deixei o processo correr. Passaram-se mais seis meses e recebi uma intimação para ir depor na delegacia. Imagino que a agência também tenha sido intimada a depor, porque apenas alguns dias depois, o valor corrigido foi depositado em minha conta corrente. Levei mais de dois anos para reaver o meu dinheiro, mas consegui."


Bom, em primeiro lugar, parabéns ao ouvinte pela persistência.

Em segundo lugar, fica a dica para outros ouvintes que eventualmente forem vítimas do golpe de emprego: ir direto a uma delegacia e registrar uma queixa por estelionato. Quanto mais gente adotar essa medida, qualquer que seja o valor envolvido, ou o tempo para reaver o dinheiro, mais acuadas as agências picaretas ficarão.

Max Gehringer, para CBN.

2 comentários:

Anônimo disse...

Target Brasil RH - Recolocação de Emprego FALSA

Se você está atrás de emprego, não vá na Target Brasil, pois é uma empresa preparada para te enganar e ficar com sua grana.

Essa empresa fica na Av. Ayrton Senna , 2150 – Bloco F sala 220 – Espaço Casa Shopping – Barra.

Eles tem um site de fachada, como as outras que já sairam do ar. Só de ver os parceiros já dá para desconfiar, é uma lista em ordem alfabética copiada de algum lugar da internet (páginas amarelas, me parece).

Outros nomes da empresa em SP (que agora já devem ter outro nome)
Lens Martan
Master Target


Em 2008 meu marido foi chamado pelo telefone onde diziam que tinham uma vaga para ele em SP. Ele saiu do RJ e foi na Master Target em SP, num escritório muito bonito, com pessoas bem arrumadas na sala de espera e na recepção.
Disseram que iam aplicar um teste nele e que a pessoa da empresa interessada faria uma entrevista com ele logo em seguida. Depois do teste, veio um entrevistador, ele acreditou ... Não sei como tudo é armado para enganar a pessoa, e aí cobraram R$ 2.900,00 no CARTÃO DE CRÉDITO (porque é mais difícil cancelar), em 5 parcelas, pelo teste e pela colocação no emprego. Ele estava desempregado e com a proposta de emprego ele aceitou pagar, mas depois procurando na internet viu que era tudo enganação.
Foi muito difícil conseguir o cancelamento do cartão, ele entrou no Procon aqui do RJ mas não deu em nada, a empresa mudou de nome e de lugar.

No mês de setembro de 2011 ligaram oferecendo uma vaga para ele no Rio de Janeiro, mas não deram o nome da empresa. Procurando pelo endereço ele chegou à TARGET BRASIL RH e percebeu que era a mesma empresa de SP, e novamente com outro site de fachada.
Procurem no RECLAME AQUI no google e verão algumas reclamações.

Seja lá em que empresa forem, não paguem depois que fizerem o teste, eles vão tentar de tudo para te enganar com argumentos, eles são preparados para isso. Até a recepcionista e as pessoas em volta são atores preparados.

Não pague, não seja enganado.

Unknown disse...

Av. Ayrton senna, 2150 bl F sala 220 , pura enganação!!!!!!!!!!!!