2010-11-08

'Colegas de trabalho roubaram minhas ideias. O que devo fazer?'

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 08/11/2010, sobre o que fazer quando colegas de trabalho roubam muitas de suas ideias. (Devo dizer que não concordo com a abordagem do Max neste caso.)

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Colegas de trabalho roubaram minhas ideias. O que devo fazer?'

roubando ideias
"Tenho 20 anos e estou muito irritado com uma situação que vivo em meu trabalho", escreve um ouvinte. "Eu tenho muitas ideias e gosto de compartilhá-las com quem quiser ouvi-las. Mas dois colegas que trabalham comigo já lapidaram algumas ideias que eu tive e as apresentaram como se fossem deles. Resultado: eles ficaram os méritos e eu fiquei chupando o dedo. Como posso denunciar essa falta de ética, sem parecer que eu sou dedo-duro?"

Bom, eu vou lhe dar duas sugestões. Primeira, não denuncie ninguém. Segunda, continue a compartilhar abertamente as suas ideias.

Eu passei por uma situação semelhante, quando tinha mais ou menos a sua idade, e como todo jovem, também fiquei indignado quando um colega mais esperto se apossou de algumas das minhas ideias. Pensei em tudo, desde escrever uma carta para a diretoria, até chamar o colega para brigar na rua, na saída da empresa.

Como não fiz uma coisa nem outra, até porque o tal colega era bem maior e bem mais forte do que eu, vivi durante algum tempo me lamentando, por não ter tomado uma atitude mais drástica. Só alguns anos depois é que fui perceber o óbvio. Meu colega era um ladrão de ideias, e o fato dele ter me roubado um par de ideias, não era significativo, porque eu continuaria a ter ideias pelo resto da vida. E ele, como todo ladrão, cedo ou tarde, seria apanhado e desmascarado, como realmente foi.

Minha conclusão é a seguinte: quem só tem uma ideia na vida, deve registrá-la correndo no Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Mas quem tem muitas ideias deve apregoá-las abertamente, para o maior número possível de pessoas. Sempre existirão ladrões de plantão. Mas para cada ladrão haverá uma dúzia de pessoas com integridade e bom senso, para perceber a diferença entre quem pensa e quem se apossa.

Você tem um capital inestimável, a sua criatividade, que é permanentemente renovável. Por isso, não fique irritado, fique agradecido.

Max Gehringer, para CBN.

5 comentários:

Ju ♥ disse...

matar todo mundo...

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Hummm, eu preferia registrar logo a idéia!

3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Sensacional! Adorei.

Beijos,

Bela - A Divorciada

Eu? Minhas circunstâncias disse...

Para tudo!! O cara incentiva a ser trouxa dos outros e dar a cara a tapa diversas vezes...
Que conselho mais furado, revoltei agora, rsrs.
O mais óbvio e lógico é dizer para a pessoa manter a boca fechada e apresentar as ideias a quem realmente interessa, era o mínimo que ele poderia fazer para orientar o coitado trapaceado.

Ana P. disse...

Tá vendo por que eu não presto pra dar conselhos?

Eu ia justamente falar pra ele dar uma voadora na cabeça do tal "colega".

Ou melhor ainda, calar a boca, né? Porque vamos e convenhamos que falar demais [acho, aliás, que o próprio Guériguéri já falou isso] nunca é bom.

Mas contradição, o mundo tá cheio delas.