2010-11-29

O diploma universitário justifica um salário maior? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 29/11/2010, sobre salário e diploma universitário.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

O diploma universitário justifica um salário maior?

de volta a escola
"Olá", escreve um ouvinte. "A minha pergunta é a seguinte. A empresa em que trabalho acaba de contratar uma pessoa recém-formada, sem experiência e sem conhecimento, para trabalhar na mesma função que eu. Mas com o salário inicial maior que o meu, porque eu não tenho curso superior. Porém, venho desempenhando a minha função há dois anos, com bons resultados, e me sinto desprestigiado. Só o diploma justifica o salário dessa contratação?"

Eu vou tentar lhe responder o que a empresa provavelmente está pensando. Ao contratar alguém com mais escolaridade e um salário maior, embora com menos experiência prática, a empresa está visando o médio e o longo prazo. Ela está avaliando até onde o novo funcionário poderá ir e o quanto ele poderá crescer na organização.

Se for isso, e normalmente é, a diferença salarial de curto prazo é apenas um passo num processo bem mais longo. Do ponto de vista da empresa, vale a pena trazer alguém com potencial, e pagar um pouquinho a mais no início, porque esse investimento será compensado no futuro.

Naturalmente, nada disso vai deixar o nosso ouvinte mais feliz. Porque ele tinha um problema, o da diferença salarial, e agora tem dois. O segundo, é que a empresa aparentemente não está vendo nele condições de ir além da função atual.

O que ele pode fazer? Um curso superior. Ele poderia procurar o chefe imediato, dizer que já entendeu que a falta de uma formação superior está pegando, e até solicitar que a empresa o ajude a pagar uma faculdade. E mesmo que a empresa responda que "não", isso não deve ser um empecilho para que nosso ouvinte faça o curso por conta própria.

A chegada do jovem ganhando mais, foi um aviso que não pode ser ignorado. Outros jovens virão, e é preciso estar bem preparado para competir com eles. E a competição se tornará mais difícil na medida em que os anos forem passando. Não existe idade para voltar à escola. E eu sugiro que nosso ouvinte considere seriamente essa possibilidade, de se adequar às exigências atuais e futuras do mercado de trabalho.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: