2012-10-31

Conselhos para o resto da vida - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 31/10/2012, com cinco conselhos para a vida profissional.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Conselhos para o resto da vida

conselhos para a vida profissional

Uma consulta que eu agradeço antecipadamente. Um professor solicita dicas práticas para serem transmitidas a alunos do último ano de faculdade e que sejam válidas por toda a vida profissional. Então, vamos lá. Cinco pequenos conselhos.

Primeiro: você, jovem, irá conviver com 10% de pessoas que preferiria nunca encontrar na vida. Se na faculdade você consegue ignorar pessoas desse tipo, no trabalho você terá que compartilhar com elas espaços, ideias e ações. Por isso, tenha em mente que ao ingressar em uma empresa, você passa a fazer parte de um mundo que não está sob o seu controle e precisa aprender como se adaptar a ele.

Segundo: não trate ninguém de uma forma que você não gostaria de ser tratado. E se você eventualmente não for bem tratado por alguém, não desconte a insatisfação em algum outro colega.

Terceiro: aprenda a entender e a respeitar as características individuais de seus colegas. Há alguns que gostam de conversar enquanto trabalham e há outros que preferem trabalhar em silêncio. Nem todos eles respeitarão alguma característica que você tenha. E aí cabe a você indicar, educadamente, como deseja ser tratado.

Quarto: o que é da empresa não é seu. Não leve para casa nada que pertença a empresa, nem mesmo se for algo insignificante que custe um centavo. Da mesma forma, não utilize para seu uso pessoal equipamentos da empresa, como telefones, computadores ou copiadoras.

E quinto: quando você receber uma promoção, lembre-se de tudo o que você esperava de um bom chefe. Infelizmente, o sucesso costuma causar alguns lapsos de memória na maioria dos promovidos.

É isso. Acrescento que em qualquer empresa, a parte técnica é fácil de aprender. O mais difícil é aprender a conviver bem com todos e com cada um.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: